sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Um amor antigo

Desde bem pequena que tenho atração por bordados, crochê e tudo  mais que se poder fazer com linhas e agulhas. Minha Mãe, que era mineira da mata e foi a única filha mulher de minha avó Sebastiana, era muito prendada. Fazia crochê, bordados e costurava muito bem, porém, como ela foi Mãe de 6 filhos, não lhe sobrava tempo para se dedicar as artes.
Ela me ensinou uns pontinhos básicos de crochê e bordado. O bordado eu assimilei, mas o crochê era muito complicado e esqueci. Costurar também ela me ensinou. Me lembro que fiz minha primeira peça aos 12 anos..foi a camisa da escola.Ficou uma belezura e eu me senti o máximo! Ela sempre dizia que costura alinhavada era costura adiantada.
Eu, como sempre, apressadinha,( mas estou aprendendo a desacelerar) não queria alinhavar, ou colocava uma linha bem comprida pra durar bastante, que ela dizia ser linha de preguiçosa.
Mas este defeito eu não tenho, graças a Deus.
Hoje mesmo pretendo ir pra máquina de costura fazer umas bobagens.
Certamente herdei de minha Mãe o gosto por linhas e agulhas e tudo o mais que essas coisas possam produzir.
As vezes me arrisco a fazer um bordadinho aqui, um fuxico ali, mas nada que salte aos olhos. Só mesmo o basicão.
Tenho uma amiga muito querida, a Myrian, que faz trabalhos belíssimos com linhas e tecidos. Ela é uma fada. Vou fazer uma postagem sobre seus trabalhos uma hora dessas.
Minha irmã Marina é costureira de mão cheia. Sempre me presenteia com uma peça confeccionada por ela. Adoro!!!!!
Também tenho uma sobrinha que mora em Goiás que é mestra no crochê. Ela já me fez muitas peças bonitas inclusive as cortinas da sala, que são muito lindas!!!
Tenho uma foto de uma janela. Não esta muito boa, então que vou colocar hoje nesta postagem. Fica pra uma outra vez.
Tenho fotos garimpadas na net de trabalhos com crochê e alguns bordados. Gosto de todos e vou compartilhar aqui com voces. Infelizmente a maioria está sem créditos, pois quando fiz esta garimpagem, nem imaginava um dia ter um blog e muito menos publicá-las. Que ninguém se sinta ofendido, afinal o propósito é de divulgação de belezas criadas por mãos talentosas.


Delicadas flores...um mimo.



                       Aqui o bordado e o pachtwork. Muito lindo!



Olha essa...




Lindas...



Muito elegante esta.



Um trabalho impressionante...


A foto não está muito boa, mas dá pra ver a delicadeza da peça


Não é um show?


Que sonho.. (esta foto é de Gigi Melo. A cortina foi criada pelas mãos de sua mãe, D. Zenita) 

E pra finalizar, os delicados corações.

Se voce gosta de trabalhos com linhas e agulhas assim como eu, acredito que estas fotos tenham sido um deleite para os seus olhos.
Feliz sexta-feira!!!!
Bjos  :*)  :*)




8 comentários:

Fabí disse...

Muito bonito os trabalhos!!!!Bjs

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Norma

Quer dizer que és prendada, costureira e bordadeira??? que bacana, depois vais mostrando pra gente!!!
nunca levei jeito pra o crochE E NEM SOU PRENDADA EM NADA, MAS VOU TENTANDO,APRENDENDO SOZINHA, OLHANDO AQUI E ALI...

BJUS E UM ÓTIMO FINDI AMIGA

Margarida disse...

Um deleite mesmo! Adorei. Também adoro essas coisas, mas o meu ramo é apenas o ponto de cruz, porque foi sempre aquilo que me pediram para fazer como trabalho. Mas ainda não perdi a esperança de vir a aprender coisas novas, como o crochet e a costura. Entretanto, vou aproveitando peças lindas que tenho e que me vão oferecendo. E aguardo com excitação as tuas fotos! Estou muito curiosa. Beijinhos gelados (isto hoje não se pode com tanto frio, aqui neste país à beira mar plantado. Brrrrr....)

Myrian disse...

Que honra ter meu nome citado no seu blog!
Agradeço muito os elogios mas você está fazendo propaganda enganosa....
Fada mesmo era minha avó Hermínia. Eu, que a amava de paixão, tento fazer meus trabalhos só parecidos um pouquinho com tudo de lindo e perfeito que ela fazia.
Muitas beijocas para vocês.

Andrea disse...

Que bonito seu blog... vou te adicionar para lembrar de dar uma passadinha de vez em quando...
beijinhos!

Unknown disse...

Sinto-me orgulhoso ao perceber tamanha felicidade sua sempre que estas a postar em seu blog. Parabens pela belezura. Estou encantado e curtindo o seu sucesso.
Beijos com amor!

Marido.

mollymell disse...

Oi Norma, gostei muito do seu blog, mas fiquei desapontada quando vi uma foto minha aqui sem o devido credito. Citar a fonte de onde tiramos a foto é importante para todos, pois vai se chegar ao ponto em que os autores das imagens encontraram uma maneira de bloquea-las.
Regina

mollymell disse...

Obrigada pela resposta ao meu comentario. Tenha um otimo final de semana.