quarta-feira, 28 de março de 2012

F+u = FU, b+a= BA, juntando tudo o que que dá? ANGU!

Desde sempre, em minha vida, como angu. Minha Mãe era mineira, e põe mineira nisto. Então no cardápio diário sempre tinha angu. Era de todo tipo. Angu mole, angu duro, angu frito (nossa, esse era demais da conta !) e todos em casa adoravam esta comida simples de grande valor nutritivo, sem contar que com um feijão fresquinho e uma verdurinha refogada então...nossa! Não precisa de mais nada. E você gosta de angu? Sabe fazer? Minha Mãe dizia que o maior segredo é cozinhar por pelo menos 40 minutos. Não tenho medida pra fazer, é tudo no olhômetro...então mostro as fotos com o passo a passo.
Primeiro refogue alho o quanto baste.
Quando estiver bem moreno, coloque água...700 ml, talvez.
Num recipiente, coloque o fubá ( uma xícara, mais ou menos) e mais meio litro de água. Misture. Deve ficar líquido. Se preciso, coloque mais água. Adicione isto à  água do refogado que está na panela. Mexa ate ferver em fogo baixo ( cuidado, pode espirar e te queimar). Deixe cozinhando por 40 minutos e mexa de vez em quando. A consistência deve ser mole, pois a água seca durante o cozimento e ele engrossa. Prove o sal e quando finalizar, adicione azeite.
Boa sorte!
Aqui o alho refogado e bem moreno...

O fubá dissolvido na água fria,

Agora já adicionado a água com o refogado,

Cozinhando em fogo baixo, com a panela tampada e água quente ao lado pra adicionar, no caso de ficar muito grosso.

Depois de 40 minutos...o moço pronto!

E o Ik reivindicando a sua parte...ele adora!

E pra comprovar que é uma delícia, o que sobrou da festa!

Tenha um dia bem feliz!

Bjos, ;*)  ;*)  ;*)
















11 comentários:

✿ chica disse...

Lindas fotos e é ótimo.Ainda mais nessa panela!!!beijos,ótimo dia!chica

Carol disse...

Acho que sou uma das únicas da família que não gosta de angu. Vovó ensinou as filhas a fazer angu de milho verde, meu pai também faz de milho e de fubá também e para acompanhar eles fazem frango de molho, arroz, feijão e quiabo e eu só fico olhando como eles comem com a boca boa.
As fotos ficaram ótimas, principalmente desse gatinho lindo.
Beijos

Ana Amélia disse...

Ai,ai que delícia... gosto demais de angu,faço sempre e acrescento queijo
depois de pronto.Só nunca fiz na panela de barro...Vou fazer para o almoço,hj está friozinho aqui, propicio para um anguzinho quente rs.
Beijoca!!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Gente...que maravilha de fotos e que lindo e expressivo gato! Adorei tudo, até a linda panela...quero uma!
Adorei ...parabéns! E vou fazer!
Beijos e ótima quarta-feira!
CamomilaRosa

Tina disse...

Vou parafrasear Zeca "nunca vi, nem comi eu só ouço falar"...rsrs

Por aqui, pessoas e situações difíceis são chamadas de Angu de caroço :/

Beijo e abraço com uma mistura de carinho mineiro, baiano e carioca:)

Van souza disse...

Kkkk... adorei esse título!!!!
Humm... minha mãe ama angu!!!

Beijos e tenha uma ótima tarde!

lenalima disse...

Muito bom, as raspinhas do fundo da panela também!

abraço

Maria Célia disse...

É assim que faço, como uma boa filha de mineiro. Só não uso a panela de barro porque a minha é muito grande. Usava uma de ferro que meu pai me deu, mas me queimava quando segurava na alcinha para virar o angu na travessa e acabei desistindo dela, mas jamais do angu com uma boa liga (fica mais de uma hora na panela). Delícia com um feijãozinho fresco.

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

Amiga, nunca comi angu, aqui fazemos polenta, é mais durinha. Essa panela dá um sabor maravilhoso, parece que a comida tem leite de coco!!!

bjinhos, boa noite, saudades!!!!

Myrian disse...

Norminha,
Só com muita, muita sorte para eu conseguir fazer uma gostosura dessas...
Beijos e até amanhã, se Deus quiser!

Anna Rachel disse...

Mulé do Cëu, não faz isso comigo nãooooo!!
Eu amo de paixão angú!! Qdo morava em Friba comia todos os dias antes do almoço ou antes da janta. Isso mesmo, antes! Funcionava como um 'abridor' de apetite. Eu era viciada! Hsss
Para acompanhar essa delícia cremosa eu colocaria um molhinho de carne moída, ou pedacinhos de rabada com agrião, ou carne seca, ou... molho de salsicha. Hsss
Ai q fome me deu!!!!!!!
Bjokas e brigadim por lembrar a receitinha. Vc é D++++ ;D