Saúde, trabalho, prazer, amores, sonhos. Mas penso que existe um sentimento que considero precursor de todos os demais bons sentimentos: a compreensão.
Ser compreendido abre caminho para toda uma avalanche de bem estar, conosco e com o outro. Aparentemente é bem simples, mas as coisas não são bem assim. Porque o ato de compreender e ser compreendido requer uma visão ampla, não apenas de situação vivida como também do sentimento e da forma de ser do outro. Se olharmos para ele( o outro ) e vê-lo como outro, cria-se uma barreira para a compreensão, pois o outro precisa ser visto como ele. Se assim não o for, será muito difícil compreendê-lo, quase impossível. Na medida que conseguimos esta proeza, chegamos bem perto do sentimento dele, de sua visão. E nesse processo ficamos naturalmente desarmados do "eu" e do "outro" para enxergá-lo como "ele", respeitando assim esse incrível mistério que envolve o "ser". Perceber como ele sente, vê, entende (ou não), vai certamente nos levar então a compreensão. É um caminho dificílimo, mas que vale a pena percorrer, arriscar. Porque a recompensa é enorme. Todos nós queremos ser tratados como imaginamos que somos e não da forma que o outro nos vê, ou considera. Isto é o suprassumo da felicidade em qualquer relação.
O compreender é totalmente afetivo, uma vez que sem afeto, não há a menor chance de ver o outro como ele realmente é. Sem ele, não se forma a ponte necessária entre o eu e o outro. Ponte essa que está estruturada basicamente na empatia, que é também alicerçada no afeto, irá buscar a compreensão sob a luz da razão. E ao se conseguir tamanha vitória, pode se dizer que encontramos a paz ( sim, pois neste instante ele se revela ), e o amor que são naturalmente a consequência de todo este esforço.
Foto: Carolina Marques
Tenha um dia de paz.
Bjos, :*) :*) :*)
13 comentários:
oi Amiga
É acho que pra gente querer compreender, temos que amar..rs
amiga, como escreves bem, parabéns!!!! amaria ter este talento também..rs
bjo amada
muito LINDO E PASSO LIGEIRINHO PRA DESEJAR UM LINDO dia dos amigos!!!
BEIJOS,TUDO DE BOM,CHICA
Oi tia Norma!! Parabéns, estava inspirada mesmo. Alguma coisa dentro do peito sempre nos diz que podemos repassar nossos sentimentos e sentir o que o nosso próximo tem para nos dar realmente.
A empatia é fundamental para se fazer as coisas certas e se evitar de machucar pessoas. Ser verdadeiro, amigo, leal, companheiro, parceiro, irmão, etc... com o nosso próximo, é nos aproximarmos mais e mais de nosso Deus que é tão Maravilhoso e igual para com todos seus filhos.
Beijos no coração,
Tio H
Hoje, ficou devendo mais um abraço, já que hoje é dia do amigo(a). Então devo a você dois abraços, que qualquer dia vou levar.
Lindo texto, você anda muito inspirada.
Fada Cininha, estou esperando meus tão desejados abraços, com paciência e com uma certa dose de ansiedade, que me é peculiar.
Só quem tem um entendimento profundo do outro pode escrever assim. Só quem é sensível à sensibilidade do outro pode sentir assim. Depois, é só escrever, partilhar e edificar quem lê. Tão bom...
Feliz dia do amigo!
Bjs
Bom dia queridona...Bjs
Ter afeto, ser carinhoso, compreender e querer bem o outro. Tudo isso se resume no amor. Amar é querer estar bem e se sentir em paz com o outro.
Olá!Boa Tarde!
Está acontecendo 2 sorteios lá no Blog!Já deu uma olhadinha?
Passa lá!
http://eutenhopressaemuitacoisameinteressa.blogspot.com/
Abraço
Quanta inspiração querida Norma. Quando entro nesse seu espaço não dá vontade de ir embora...
A foto também é belíssima.
Minha Queridíssima AMIGA Norma, hj estou em paz e tm muito feliz. Muito feliz em tê-la como AmigA!
Há pessoas q entram em nossas vidas aos pouquinhos e qdo percebemos... não vivemos mais sem elas. Vc é uma delas.
Bjs no coração e FELIZ DIA DO AMIGO (mesmo q um pouquinho atrasada). ;D
Oi, bom dia! Informa para mim seu endereço e telefone via email. Estou aguardando,ok? Bj
Postar um comentário