sexta-feira, 29 de julho de 2011

Atalho para a felicidade

Tenho procurado através dos anos, encontrar uma forma mais simples de viver.
Com a observação do meu em torno, pra mim, essa busca se faz mais urgente do que nunca. E persigo este sonho em todas as áreas de minha vida. No consumo penso que foi onde já obtive mais sucesso, pois me libertei da necessidade de auto-gratificações constantes. A pergunta que me faço, quando fico diante de uma tentação consumista é: 'preciso mesmo disto pra ser feliz?' a resposta, na quase que totolidade dos caso, é não. É difícil descrever este sentimento...mas depois de internalizado, posso garantir, que pra mim, é um prazer enorme, sabe, tipo bem estar total consigo mesmo. E nessa busca constante de simplificação me deparei com a questão do alimento físico, pois os outros tipos de alimento, estão ainda na fila de espera. Há 9 anos tomei uma decisão de não mais comer seres de carne e osso e assim, fui aos poucos descobrindo o mundo mágico e saboroso da comida vegetariana. Enveredei por este caminho por vários motivos, que inclui também a questão filosófica. Mas não vou entrar nesse mérito agora... É curioso, pois quando digo que não como carne ( bichos), algumas pessoas me perguntam: 'mas você come o quê então?' eu respondo que como TUDO, menos carne. Existe uma infinidade de alimentos a nossa disposição que passam a quilômetros da proteína animal e que são maravilhosos. Tem de tudo, alguns até muito sofisticados, que sinceramente, não faz meu gênero. Prefiro uma comida simples. Gosto de degustar os alimentos, distinguir seus diferentes temperos...saborear, enfim. E deve ser frugal, pra quando terminar, ficar o bem estar de uma refeição bem feita, leve e sem pressa. 
Meu filho Gabriel, que mais parece uma onça, diz que salada não leva a nada.
Bem, posso garantir pra você, que no meu caso, costuma levar à felicidade.



Olha que lindo o meu almoço de ontem!
( salada de rúcula com tomate cereja, ricota e molho de iogurte mel e mostarda, arroz integral com quinoa e quiabo refogado no alho...um verdadeiro delírio.)


Você duvida da delícia deste prato?

Tenha um ótimo fim de semana!
Bjos, :*)  :*)  :*)



16 comentários:

chica disse...

Tenho certeza que é uma delícia, ainda mais com o carinho que preparas.beijos,chica

Ana Amélia disse...

Oi...linda apresentação gastronômica... dá para imaginar o sabor e não fica nenhuma dúvida quanto a essa delícia rs. Quisera eu deixar de ser uma oncinha e me transformar numa largatinha.Bj

mollymell disse...

Bom dia!
Que bom que você conseguiu parar de comer carne. Eu gostaria também, mas ainda não parei ainda. B. gosta muito de carne, e acho que não tenho força de vontade suficiente para ficar só olhando ele comer. Por outro lado, nunca gostei muito de verduras ou legumes, gosto mesmo é de muita proteína. Well, vou continuar sonhando que um dia eu paro definitivamente de comer carne.
Gosto dessa proposta de vida simples, eu também tento não sucumbir a tentação de comprar por comprar. Não gosto de desperdício e supérfluos.
Suas fotos estão lindas. Você e Malvino são ótimos fotógrafos.
Ainda não consegui tirar fotos dos raios de sol entrando em minha casa. Quando tem sol eu estou trabalhando, quando fico em casa os dias estão nublados :(

Um lindo final de semana pra vocês

Anônimo disse...

Os pratos são de babar,...adoro comida vegetariana, aliás, so não gosto de massas, macarrão...(deve ter algum rolo embaixo disto)...mas como bom gaúcho colocaria junto com a comida vegetariana, com todo respeito, um belo anel de picanha grelhada, pequena, isto consegui fazer, comer MENAS, carne vermelha(como diria nosso filosófico comentarista de futebol Casagrande...
Bom fim de semana para todos, certo haverá um bom churrasco aqui, com muita salada....
Bira Brites

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Amiga

Com esse cuidado seu prato ficou melhor ainda!!!!!
ah se eu fosse assim consciente... com certeza era magrinha e saudável..rs
será que sobes a serra hoje?
O gu passou tão bem ontem e acordou sem reclamar, então acho que vai ser muito tranquilo.
A internet esta lentíssima, passei sufoco pra postar nos dois blogs. assim que der uma ajeitada em tudo volto pra ver teus videos postados!!!

bjo amiga

Eliziane disse...

Olá! Adorei seu blog e adoro isto da busca pelas coisas simples da vida! Visitarei mais vezes, Parabéns!
Eliziane
www.genuinoblogdaeli.blogspot.com

Maria Cininha disse...

Um dia vamos almoçar juntas. Menu: Arroz, feijão, jiló refogado e salada de alface. Adoro e você?
Não sou totalmente vegetariana, mas evito sempre que possível comer carne.

Dias as Cores disse...

Quanto à apresentação, as fotos deitam por terra dúvidas quanto à delícia do prato; quanto ao sabor, a minha intuição diz-me para confiar em você...e fazer o mesmo um destes dias!

Eliete disse...

Minha amiga, que delícia.Fiquei com vontade de comer uma salada desta.Desculpe-me mas vou copiar.
Eu tb estou procurando encontrar uma forma mais simples de viver e ser feliz.bjs

Angela Bergamaschi disse...

minha boca salivou, que delicia deve estar essa comida..bjos

Anônimo disse...

Seu prato está lindo!
Tenho a maior "inveja" de quem curte uma salada como você.
Eu até como, mas por absoluta necessidade...
Mas como seu "temperinho" é especial(palavras de Heraldo), estou tentada a ir almoçar com você.
Bjs.
Myrian

blog da Paraguassu disse...

Ola Norma,
Venho de há mito tempo pensando em fazer como você: abolir a carne de meu cardápio. Andei lendo algumas coisas sobre a ingestão de carne e o sacrifício imposto aos animais para que tenhamos este tipo de alimento. Não gosto nem de pensar nisto. Porém, até agora ainda não me decidi, até porque meu marido é um carnívoro por excelência.
Bem, mas adorei seu blog e já a estou seguindo.
Gostaria que visitasse meu recanto e, se gostar, siga-me e deixe um comentário para mim, ok? Ficarei muito feliz em vê-la por lá.
Um grande beijo e um ótimo domingo.
Maria Paraguassu.

Ilaine disse...

Amiga!

Eu facilmente poderia ser vegetariana, mas tenho dois filhos adolescentes e eles gostam muito de carne. Então faço para eles. Uma vez por semana comemos comida vegetariana. Adoro arroz e verduras e isto mebasta. Sem falar de pães e queijos...

Este prato está lindo e sim... deve estar uma delícia.

Abraço, com carinho

Zi Faleiro disse...

Olá Norma! linda apresentação do prato. Realmente me contagiou. Queria muito comer menos carne, mas o Danilo é extremamante carnívoro e acabo me entregando. Até tentamos levar a sério aqui em casa, a segunda- feira sem carne. E não levamos adiante. Sei que temos muitos pratos saborosos vegetarianos e vc está muito correta em apreciar esse mundo fantástico. Bjs Zí

Daniele disse...

Eu não tenho nenhuma dúvida da delícia desse prato. Eu adoro rúcula!
Só não consigo gostar de quiabo...:(

Mas só de ver eu fico com fome...você não fica?

Muito obrigada pelo carinho e pelas felicitações.
Agora que estou melhorzinha vou te ligar essa semana.
Beijinhos em seu doce coração.

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Olá!

Fiquei feliz em saber que vc tb não come carne vermelha, Faz 10 anos que parei e me sinto muito bem... Gosto quando encontro outras pessoas que tb pararam pois sei que são pessoas mais calmas e com menos confusão mental...Rs

Aqui em casa são duas vegetarianas e dois carnívoros e a diferença de humor das duplas é nítida... É incrível!!!!

Parabéns e continue firme e forte na luta...rs

Bj