quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Jeito simples de aprender

Certamente já falei aqui do meu gosto pela culinária. Cozinho com muito amor e boa vontade qualquer que seja o alimento, até um simples ovo frito. Aprendi a cozinhar com minha Mãe, Da. Victória, que também gostava muito de esquentar a barriga no fogão. Desde bem pequena meu interesse pelo melhor lugar da casa era notório. Quando minha Mãe ia preparar as refeições, lá estava euzinha.enxerida.com, pegava uma cadeira para conseguir enxergar o que ela fazia na pia e no fogão e simplesmente não desgrudava enquanto o alimento não ia pra mesa. E assim, através da observação constante aprendi a cozinhar. Minha Mãe começou a cozinhar desde menina, pois ela morava na roça, mais precisamente na zona da mata de Minas Gerais e com isso aprendeu a fazer certas comidas que acredito poucas pessoas conheçam, com exceção da população local. Esta receita que será apresentada aqui hoje, certamente é muito antiga, do tempo que se amarrava cachorro com linguiça e há tempos que eu queria deixa-la registrada aqui. Muitos pratos típicos do interior podem ser completamente esquecidos e eu acho isso uma lástima. Pergunto a muitas pessoas se sabem o que é fubá suado e todos afirmam nunca ter ouvido falar. hoje ele será revelado ao mundo para quem não conhece. Um alimento extremamente simples, mas de grande valor nutritivo e certamente gostoso demais da conta!
A apresentação que você verá agora foi fruto de boa vontade, paciência e competência digital de Malvino. Fica registrada aqui a minha gratidão e todos os direitos reservados!




Se você se animar a fazer vai dar certinho, pois esta bem explicadinho!
:D

Bom apetite e uma ótima quarta feira para todos nós!

Bjos, ;*)  ;*)  ;*)

15 comentários:

chica disse...

rsssss...Que linda produção!! E esse nome do Fubá?

ADOREI e vou guardar...Parabéns aos dois!!beijos,tudo de bom,coisa boa ouvir esse sotaque!

Lindo dia pra vocês e quem sabe,m saiu um curso on line assim?

Culinária com amor!

Já dei o título, mãos na massa, vocês dois!rs bweijos,chica

Tina Bau Couto disse...

Preciso fazer um relatório dessa postagem sua.
Senta...rsrs
Pra começar adorei o nome, Fubá suado é mto nordestino.
Receita de mãe é outra coisa td de bom e ter sabido que ia ter essa exibição na coxia me fez ficar em cólicas por ela...rsrs
Sobre a filmagem, vcs dois estão de parabéns, pura sintonia. A voz do Malvino parece com a de Arnaldo Antunes...rarara...sério, sensação de estar ouvindo ele dizendo ineditamente uma receita ao invés de poesias ou cantando lindas músicas.
Observação de ariana que tem 200 antenas ligadas...rsrs, adorei seu anelzinho de florzinha, e a cor do seu fogão me lembrou a geladeira que havia na casa de minha mãe qd eu era pequena.
Vamos para a receita: vou fazer a receita qd estiver na casa de minha irmã, que ama fubá (aqui em casa só eu) e ensinar a ela e a quem mais quiser aprender.
Agora lá vem minhas maluquices, eu desejei de cara, no momento cebola e alhos fritos (ADORO, como até puros no pão) jogar um ovinho e o fubá por cima, com banana em rodelas ou com banana da terá frita e carne de sertão desfiada....Afff que pecado!
Depois da salsinha, tomate e azeite doce eu já não queria mais o frango com macarrão que está lá na cozinha.
A adaptação, sugerida via telefone por vc mesma, adicionar camarão, polvo...vai ganhar vida.
Assim como folhinhas de manjericão, bacon, passas e outras cositas mas.
Vídeo finalizado lá vai eu ver seu Arnaldo Antunes no vídeo: Luis Malvino musicalmente falando e agora sei que o sucesso que é Gabriel corresponde ao bom gosto e sabedoria de berço, das 4 mãos. Há tanta música e músicos bons por ai e tanta porcaria sendo exibida, além de não satisfazer meu gosto musical a não ser que coloque um cd no som, ou sintonize na Globo FM, me preocupo com os valores das crianças e adolescentes, pois música é berço cultural, formadora de posturas, conceitos, referências, sentidos e sentimentos e o que sentir ao ouvir essa degradação musical que ai está, raiva, banalidades, descompromissos com letra, voz e harmonia.
Tem aqui uma coletânea de cd´s muito conhecida, não sei se ai tem, chamado o Um barzinho e um violão. Caso não tenha vou gravar pra mandar pra vc´s, junto com os do Gd Encontro e o de Caetano, para vc´s comerem Fubá no bafo, com boa música, um bom vinho e pés no puff de pet´s :)
PS: Tô achando que o que seria um fds em RJ terá que ser uma semana, para encaixar torta de amoras, bolinhos de chuva, caminhada em copa, Malvino tocando...

Meu carinho e fome...rsrs

Moro em um Kinder Ovo disse...

A Tina enviou o link e vim experimentar. E depois deste "depoimento"da baiana pouco há para se acrescentar. Só duas coisinhas: maridão este o seu. Olha que o meu é de respeito mas NUNCA visitou o meu blog. Outra coisa é o resgate dos sabores simples e inesquecíveis. Este pessoal anda fazendo tanta "releitura" das nossas receitas que acaba com o sabor. Outro dia fui visitar um festival que busca resgatar estes pratos de origem mineira e você pode ver como foi neste link http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5477387931487600028#editor/target=post;postID=1205529205671572298

Alê Biet disse...

Adorei voltar aqui!

Que mega produção!
Parabéns para vc é marido!
Quando vc começou a fazer o prato, eu achei semelhante ao cuscuz, mas com o decorrer do filme .... uhhh que delicia! Vou tentar fazer!
Beijo!

Leticia disse...

Amei!
Vou fazer qualquer dia desses. Vou acrescentar uma linguicinha muito boa que Heraldo compra lá na Chácara.
Achei o máximo sua disposição de nos ensinar a fazer o "fubá suado" e a boa vontade do Malvino em preparar o vídeo para nós.
Beijos para os dois.

Myrian disse...

Não é Leti, sou eu outra vez!!!!!
Beijos.

Myrian disse...

Acabei de ler o comentário de Tina e amei!
Vou acrescentar uma coisa: a sua mãozinha linda com a voz maviosa de Malvino ao fundo. O máximo!
Beijocas.

Clara disse...

Tiaa Noolmaa, mas isso aqui está muito chique, hein!! Agora com vídeos tutoriais! Que que isso, muito sucesso!!
Aproveita que furou nosso almoço e me convida pra comer uma dessas receitas deliciosas feita por essa mão pequena e gordinha ai! HAHAHAHA

Beijoos

Regina disse...

Oi Norma querida, tudo bem?

Que post mais lindo esse!!!

Adorei a receita, e o filminho com

narração é outra coisa, ainda mais

com tanta sincronia.

Eu adoro fubá, e com certeza vou fazer.

Parabéns aos dois

um beijo carinhoso

Regina Célia

Angela Bergamaschi disse...

a receita esta com uma cara deliciosa e tem tudo que eu gosto: fuba, tomate e cheiro verde...adoro..vou tentar fazer ...bjos e parabéns

Ana Amélia disse...

É um prazer imenso conhecer esse prato a base de fubá,amoooo!Fubá suado receita simples e deliciosa,com certeza me aventurarei a realizá-la.Maravilha a apresentação...parabéns a você e Malvino! Bjo

Anônimo disse...

Amei a sua apresentacao,e Malvino narrando ficou sensacional! Voces tem muito em comum e quando resolvem fazer qualquer coisa juntos da certo e fazem sucesso. beijo Lilica.

ANDRÉA disse...

Amei!!!
Seu Cantinho é MÁGICO!!!

Beijos
Andrea

mollymell disse...

Norma, adorei esse vídeo. O Malvino e você estão de parabéns. Qualquer dia desses eu vou experimentar essa sua receita.

ps.: assisti os outros vídeos do Malvino, e gostei muito. Ainda tenho esperanças que um dia eu vou poder apreciá-lo cantando ao vivo.

ana maria ( jeito de casa) disse...

Ahaha que máximo amiga
Como vc conseguiu ficar quietinha o tempo todo? rs
Além de voz de locutor o marido é produtor , o vídeo ficou show, dá pra mandar para ana maria braga!
Adorei, nunca fiz nada assim!!!!!!
Parabéns pela sincronia de vcs, ficou perfeita! e dona norma ficou escondidinha como eu ficaria também!

bjuuu